A prioridade do executivo municipal para o ano de 2015 é a conclusão das obras que foram iniciadas em anos anteriores e as que já estão contratadas.
Em uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (20), o prefeito Edir Havrechaki e o vice-prefeito Marcos Levandoski apresentaram aos secretários, diretores de departamentos e NAFs “Núcleo Administrativo Financeiro” (Servidores responsáveis pelas execuções de despesas em cada setor), os ajustes orçamentários necessários para concluir no exercício de 2015 as obras que já estão em andamento.
Em sua apresentação, o vice-prefeito Marcos Levandoski, que também é secretário de planejamento, exibiu a planilha com os ajustes orçamentários necessários para que o objetivo seja alcançado. Segundo Levandoski, alguns projetos que estavam previstos para serem executados pelas secretarias precisarão ser reestruturados. “Os ajustes no orçamento são necessários para que o município consiga garantir as contrapartidas para as obras já contratadas, tendo em vista que a previsão de alguns valores ficou abaixo do que realmente precisará ser investido” – pontuou.
Durante a apresentação o prefeito Edir Havrechaki esclareceu que, embora ajustesorçamentários sejam necessários para a conclusão das obras, os demais serviços prestadosdiretamente à população não serão prejudicados. “Não mexeremos nas dotações específicas para os serviços básicos, como é o caso dos serviços que são prestados nas áreas de Saúde e Educação. Estamos apenas fazendo um remanejamento de recursos para atender a todas as demandas do município” – concluiu.
Algumas das obras que estão previstas para serem concluídas em 2015 são anseios antigos da população palmeirense, como é o caso da pavimentação da Avenida Daniel Mansani e a construção do viaduto que interligará o Centro à Colônia Francesa, obras que estão em andamento mas que tiveram atrasos em seu cronograma de execução.
Prestação de contas
Em um segundo momento da reunião, o Departamento de Contabilidade da Prefeitura de Palmeira fez uma explanação detalhada sobre o SIM-AM – sistema do Tribunal de Contas do Estado do Paraná desenvolvido para o registro de informações sobre o Planejamento dos Municípios (Informações do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias , do Plano Municipal de Saúde e do Plano Municipal FMCA); Contábil, orçamentário e financeiro (Execução da despesa [empenhos], arrecadados e contabilidade financeira e patrimonial); Patrimônio (Cadastro de Bens e suas movimentações); Licitações (Participantes e vencedores de todas as licitações. Anotação das despesas de licitação); Contratos (Contratos com empresas e profissionais liberais celebrados em função das licitações); Obras públicas (Acompanhamento da realização das obras municipais, seus contratos e licitações), dentre outros.
Dentro deste novo formato de prestação de contas há uma padronização do layout das informações, garantindo maior transparência tanto no cadastro quanto na conferência das informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário