terça-feira, 28 de maio de 2013

CONVITE. AUDIÊNCIA PÚBLICA PPA 2014/2017 E LDO 2014 – “Espaço de interação com a sociedade”.


AUDIÊNCIA PÚBLICA PPA 2014/2017 E LDO 2014 – “Espaço de interação com a sociedade”.
“IMPORTANTES PLANOS GOVERNAMENTAIS DE METAS E PRIORIDADES”
Em primeiro lugar, porque é necessário planejar no Governo?
Assim como as empresas, os governos precisam ter planos, por uma razão muito simples:
- Porque os recursos são sempre menores do que as necessidades que deveriam ser atendidas e quando se não planeja o risco de desperdício e de ineficiência costuma ser bem maior.

sábado, 25 de maio de 2013

V Conferência Nacional dos Municípios em Palmeira

A Conferência reuniu lideranças da cidade e do interior para tratar de questões fundamentais para o desenvolvimento do município. Mozarth Cunha, presidente da Comissão Organizadora e Marcos Levandoski, Vice-Prefeito avaliaram o evento.


Fonte: www.definitivo.info

quinta-feira, 23 de maio de 2013

ESF da Vila Rosa realiza atividades do Programa Saúde na Escola



Projeto que visa a qualidade de vida dos alunos aconteceu na tarde de hoje (20)

ESF da Vila Rosa realiza projeto  Saúde na Escola


No último dia (20), a Estratégia Saúde da Família (ESF Vila Rosa) iniciou o projeto saúde na escola, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos alunos da Escola Municipal Professor Gabriel Prestes, o tema abordado no início do projeto foi 'Piolho', problema enfrentado pelas escolas e pelas famílias.
Visto que a infestção de piolho é um problema recorrente na população mundial acometendo sobre tudo as crianças em idade escolar, atrapalhando o rendimento na escola devido a diminuição da auto-estima e o comprometimento nas atividades diárias.
Como forma de avaliação durante o projeto será desenvolvido um concurso, que serão premiados os alunos que apresentarem os cartazes mais criativos.
O projeto desenvolvido pela equipe, teve como palestrante a enfermeira Daniele, que coordena a ESF Vila Rosa e também contou com uma paródia sobre o tema, representado pelas Agentes Comunitárias de Saúde e equipe de enfermagem. No Próximo mês a equipe deverá abordar o tema 'Escabiose'.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Aconteceu em Palmeira a 5ª Conferência Nacional das Cidades


Com objetivo de melhorar participações públicas visando o desenvolvimento urbano.



Acontece em Palmeira 5ª Conferência Nacional das Cidades

Neste sábado (18) aconteceu a 5ª Conferência Nacional das Cidades que tem como tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!”. A Conferencia das Cidades acontece a cada três anos, quando também são eleitos os membros do Conselho. A promoção é do Ministério das Cidades, a Conferência Nacional será realizada entre 20 a 24 de novembro de 2013, tendo como foco principal o debate sobre a implementação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), que integrará, consolidará e definirá os papéis dos entes federados, (Governo Federal, Estadual e Municipal) no que tange às políticas de Moradia Digna, Mobilidade Urbana, Saneamento e Planejamento Territorial Urbano. As etapas Estaduais  deverão acontecer de 1º de julho a 28 de setembro de 2013.
A Conferência das Cidades tratou de debater a implementação de um Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, que articule as políticas de Planejamento Territorial Urbano, Habitação, Saneamento e Mobilidade Urbana.
As discussões iniciam pela etapa municipal, momento que propicia a articulação de diversos segmentos da sociedade e oportuniza o conhecimento das realidades locais, bem como cria oportunidades para que as Promotorias de Justiça ampliem os canais de comunicação com o cidadão e estreitem relações com os poderes constituídos e organizações sociais.
A participação na etapa municipal é o fundamento de toda a conferência que vai, depois, afunilar na etapa estadual e, por fim, na nacional. Por isso, é durante as etapas municipais como a ocorrida no último sábado, que serão avaliadas as necessidades de políticas integradas para habitação, transporte-mobilidade e saneamento, entre outras políticas prioritárias para a vida das cidades.
O objetivo da Conferência foi identificar os problemas enfrentados pelas microrregiões no crescimento urbano, e elaborar propostas para a diminuição da desigualdade social e o desenvolvimento funcional dos municípios, sem degradar a natureza. Para que esses resultados sejam alcançados, é fundamental a participação da sociedade organizada “Havendo essa participação do povo na discussão e proposição das prioridades, há como cobrar que os investimentos e ações dos governos federal, estadual e municipal sejam feitos visando solucionar os problemas de cada região e garantir a qualidade de vida aos cidadãos”.
 Aqui em Palmeira, a organização da Conferência ficou sob a responsabilidade do Conselho Municipal de Desenvolvimento Territorial (CMDT) Presidido por Mozarth Cunha. A etapa municipal em Palmeira será realizada no dia 18 de maio, na sede do Centro Social Urbano, e estará aberta à participação de todas as pessoas que tiverem interesse em discutir temas fundamentais para o futuro do município.
A equipe executiva que organiza a Conferência em Palmeira é formada por 15 pessoas.
Coordenadoria Executiva: Coordenador: Mozarth Cunha;
Coord. adjunto: Geraldo N. das Neves;
Secretária: Vanda Valéria Ponijaleski;
Coordenadoria de Organização: Marcos Mauricio Kincheski;
Maria Isabel Corrêa;
Mireile Mciel;
Coordenadoria de Mobilização e Divulgação: José Przybysewski;
 Ismael e Rosilaine.
Comissão de Sistematização: Luiz Eduardo Wonsttret;
Edson F. Kovalsk
Paulo Cezar Laynes.
Comissão Reguladora: Noedi Kissler;
Juliano Bordinhão;
Edgar de Freitas Mendes.
                                                                   
Objetivos da 5ª Conferência Nacional das Cidades
A Conferência veio com objetivo de fortalecer e estimular a participação social e contribuir para o avanço das políticas públicas de desenvolvimento urbano.
I - Propor a interlocução entre as autoridades e gestores públicos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios com os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos relacionados à Política e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano;
II - sensibilizar e mobilizar a sociedade brasileira para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes nas cidades brasileiras;
III - propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças de sexo, idade, raça e etnia, para a formulação de proposições e realização de avaliações sobre as formas de execução da Política e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e suas estratégias, e
IV - propiciar e estimular a organização de conferências das cidades como instrumento para garantia da gestão democrática das Políticas de Desenvolvimento Urbano nas regiões, Estados, Distrito Federal e Municípios.

Campanha do Agasalho é lançada em Palmeira e em toda a região dos Campos Gerais



Organização em Palmeira está sendo feita através do PROVOPAR, que é chefiado por Ana Paula Levandosviski Havrechaki, primeira-dama do município. Confira os pontos de arrecadação.



Campanha do Agasalho é lançada em Palmeira e em toda a região dos Campos Gerais

Com o propósito de agasalhar famílias carentes em situação de risco nos municípios dos Campos Gerais, foi lançada na última quinta-feira (16), em Ponta Grossa, a 12ª Campanha Regional de Arrecadação de Agasalho. O evento contou com a presença da primeira-dama do Estado e secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, da primeira-dama do município de Palmeira, Ana Paula Levandosviski Havrechaki, e de diversas autoridades da região.
Durante o evento, a presidente da AMCG e prefeita de Tibagi, Angela Mercer de Mello, pontuou a importância desta campanha na região. “Com a chegada do inverno é dever dos municípios a preocupação com a população menos favorecida que sofre com o frio. E muitas vezes esse cuidado fica a cargo das primeiras-damas que, com certeza, têm um olhar mais sensível a esta realidade. Desejo sucesso a presidente da ADACG, Simone, que ela possa desempenhar um excelente trabalho e pode contar comigo, enquanto presidente da AMCG, para unirmos forças no trabalho social dos Campos Gerais”, relatou. “É muito gratificante participar deste primeiro encontro de damas, pois minha mãe foi a primeira presidente da associação quando fundada em 1994”, recordou. Angela também agradeceu a presença da secretária Fernanda Richa. “Quero que transmita ao nosso Governador Betro Richa nosso agradecimento e reconhecimento dos esforços que Estado tem feito para desenvolver os pequenos municípios”, enalteceu.
Em Palmeira, a Campanha do Agasalho segue o cronograma da AMCG e está sendo organizada através do PROVOPAR.
Os pontos de arrecadação no município são os seguintes: Futuragro, Namastê, Mercado Super Max, Posto Bordignon (Centro), Comercial Hawaí, Beto Bikes, Posto Pioneiro (Colônia Maciel), Churrascaria Guapo, Mercado Lagarto (Loteamento Municipal), Mercearia do Freitas (Rocio II), Auto Posto Bordignon (BR-277), Palmeiras Supermercados, Super Palmeiras, Mercado Zaleski, Loja Yzza, Loja Amilton, Consultório Odontológico Dr Gustavo e Dra Morgana, Mercado Triunfo (Didio), Mercado Pingo e Supermercado Franco.
O período de arrecadação é de 16 de maio a 28 de junho. Contribua.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Entenda os motivos para a realização da Reforma Administrativa


Proposta já foi encaminhada para apreciação do poder legislativo municipal



Entenda os motivos para a realização da Reforma Administrativa

O prefeito Edir Havrechaki  encaminhou para apreciação da Câmara Municipal,  projeto de Lei que  altera parcialmente a estrutura organizacional administrativa do Município de Palmeira, com o objetivo de dinamizar a administração, adaptando à nova realidade política do país e às necessidades do Município, a fim de aproveitar o bom momento de desenvolvimento pelo qual o país passa. Serão criadas três novas Secretárias, sendo: Secretaria de Agricultura e Pecuária; Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Esporte e Cultura.
A Secretaria de Agricultura e Pecuária é uma reivindicação antiga do setor produtivo que responde por boa parte da receita do município. Esta Secretaria irá desenvolver programas e projetos que visarão melhores condições de produção e comercialização dos produtos da agricultura e da pecuária no nosso município.
A Secretaria do Meio Ambiente é hoje uma necessidade por várias razões. Os municípios já têm a oportunidade de estabelecerem termos de cooperação com o IAP e com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SEMA, desde que tenha a Secretaria do Meio Ambiente. Este termo dará condições para que o Município absorva várias ações destes órgãos, tais como: licenciamentos, outorgas, fiscalização, educação ambiental, entre outros, o que vai atender com muito mais agilidade os cidadãos e os empresários. Deverá ser implantado o Fundo Municipal do Meio Ambiente com seu devido Conselho, a fim de captar recursos e desenvolver projetos ambientais no Município. Além disso, recursos federais são priorizados para Municípios que estejam aptos e estabelecer consórcios intermunicipais na área ambiental, tendo em vista que estes consórcios diminuem os custos e aceleram os trabalhos. Todos estes trabalhos serão priorizados, e os recursos serão destinados aos Municípios que ofereçam estrutura necessária para dar conta das demandas. A Secretaria do Meio Ambiente é lucrativa para a população e para os cofres públicos, além do que, a questão ambiental é hoje uma prioridade mundial.
A Secretaria de Esporte e Cultura também é uma reivindicação da comunidade, pois dará mais atenção à prática do Esporte tão necessária nos dias de hoje, em uma sociedade que oferece atrativas oportunidades de sedentarismo, principalmente com a popularização da  internet, sobretudo para a juventude. Mais espaços esportivos, academias ao ar livre, atração de competições regionais e até estaduais, criação de espaços e atividades culturais, atração do turismo cultural, zelo pelos espaços culturais e históricos e muitas outras ações serão desenvolvidas com maior agilidade e qualidade com esta Secretaria.
Apesar da criação de três Secretárias, apenas 06 (seis) novos cargos de livre nomeação pelo Prefeito estão sendo implantados. A atual estrutura administrativa possui 82 cargos comissionados, dos quais 09 (nove) são de Secretários(as) os demais são Diretorias de Departamentos, Coordenadorias e Assessorias Administrativas. A legislação exige que 50% dos cargos comissionados sejam preenchidos por Servidores do quadro efetivo. Assim sendo, dos 12 cargos que serão criados pela reestruturação, apenas 06 (seis) deles poderão ser preenchidos por pessoas que não sejam funcionários do quadro efetivo. Apesar disso, o Prefeito Edir já avisou que inicialmente apenas os 03 (três) novos Secretários(as) serão nomeados para darem condução às Secretarias,  afim de que possam elaborar projetos e ir em busca de recursos junto às esferas dos governos Federal e Estadual. O intuito inicial do Prefeito Edir é não preencher todas as vagas de cargos comissionados. Eles somente são preenchidos quando for confirmada a real necessidade, inclusive dos que devem ser preenchidos por efetivos do quadro. Um exemplo disso é que dos atuais 82 cargos disponíveis para livre nomeação pelo Prefeito apenas 54 estão preenchidos. Os outros 28 estão vagos, e somente poderão ser ocupados se for comprovada a real necessidade.  

Parque dos Papiros em processo de implantação de grama


Após ter 100% das ruas asfaltadas, o parque tem seus acabamentos finais em execução.


Parque dos Papiros em processo de implantação de grama

Hoje (16) a prefeitura municipal, iniciou o processo de implantação de grama no Parque dos Papiros. A implantação segue no ritmo das obras de pavimentação, agora já finalizadas, mas que tiveram início em 2012 e contaram com investimentos do (PAC 2) juntamente à Prefeitura Municipal de Palmeira. 

Prefeito Edir e vice na capital do estado, tratando de assuntos de interesse público


Em reunião estadual de prefeitos, assuntos do interesse municipal serão tratados, contando com presença de diversos nomes do governo federal.



Prefeito Edir e vice na capital do estado, tratando de assuntos de interesse público

Prefeito Edir juntamente ao vice Marcos Levandoski em Curitiba para reunião geral de prefeitos. Apresentar as políticas do governo federal destinadas aos municípios, esclarecer dúvidas sobre programas federais e obtenção de recursos para as localidades paranaenses, fazer atendimentos individuais com prefeitos para prestar orientações e solucionar pendências. Estes são os objetivos de mais um encontro regional que, nesta sexta-feira, reunirá ministros e novos prefeitos, em Curitiba, capital do Paraná.
O evento é desdobramento do encontro nacional de novos prefeitos e prefeitas, ocorrido em janeira deste ano, em Brasília. Em Curitiba, estarão  reunidos os prefeitos dos 399 municípios paranaenses, secretários e vereadores entre outros. Participam do evento a ministra das Relações Instrucionais (SRI), Ideli Salvatti, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; a ministra da Casa Civil, Gleise Hoffman, Paulo Bernardo, entre outros.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Participe da V Conferencia das Cidades em Palmeira

V Conferência Municipal das Cidades

Saúde Mental é foco em ciclo de palestras do grupo Vivendo e Convivendo


Com iniciativa da equipe de saúde do rocio I, palestras visam informar e tratar da saúde mental de pacientes pré-cadastrados.

Saúde Mental é foco em ciclo de palestras do grupo Vivendo e Convivendo

Na tarde desta Quarta-Feira (15), aconteceu na creche do Rocio I, ciclo de palestras, que tem como objetivo, a melhora da saúde mental de pessoas, na palestra do dia, foi tratado o tema, “A relação da família com o processo de saúde mental”.
As palestras são uma iniciativa da equipe de saúde do Rocio I através do grupo Vivendo e Convivendo, visando atendimento específico às pessoas que se enquadrem no tema proposto. Os pacientes foram cadastrados a partir de suas consultas específicas, que envolviam “saúde mental”, e inicialmente convidados a compor o grupo que teve sua palestra inaugural em abril, a qual pautou “O que é e o que faz a saúde mental “.
Na unidade de saúde do Rocio I, um período foi reservado apenas para  atendimentos realizados pela Doutora Marly e equipe de enfermagem aos pacientes cadastrados. Nos cadastros existentes são registrados todas as consultas e atendimentos. Segundo a equipe de Assistentes sociais  “Muitos pacientes não sabiam o que era saúde mental, agora estão melhor informados. O ciclo de palestras serviu para esclarecer aos pacientes o que é a Saúde Mental, fazendo com que em um futuro, possam identificar, e saber quando tratamento é necessário”.
Mensalmente são realizadas diferentes atividades como palestras, oficinas, bailes, atividades físicas, focadas na promoção de saúde mental destes pacientes.

Fonte: www.palmeira.pr.gov.br

terça-feira, 14 de maio de 2013

Palmeira terá segurança reforçada com nova câmera de vigilância


A nova câmera tem grande alcance e mobilidade prometendo melhorar a segurança local.



Palmeira terá segurança reforçada com nova câmera de vigilância

Nesta sexta-feira (17), iniciam os testes da nova câmera a ser instalada em Palmeira, a mesma tem rotação de 360 graus e alcance de 250 metros, possuindo infravermelho, uma tecnologia utilizada por exércitos e polícias do mundo inteiro, possibilitando criação de imagens mais precisas, dando chances de buscar um ser vivo em lugares invisíveis a olho nu.
A nova câmera será instalada na praça Domingos Theodorico de Freitas (praça do cemitério). Segundo o diretor do departamento de segurança e transito, Jovani Ferreira, o lugar foi escolhido devido a reclamações sobre vandalismo, brigas, concentração de bebidas alcólicas, perturbação de silêncio, vindas de moradores locais.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Prefeitura instala alambrado na Escola Municipal de Santa Bárbara


Preocupada com a segurança dos alunos, diretora havia solicitado os delimitadores no mês de abril

Prefeitura instala alambrado na Escola Municipal de Santa Bárbara

A Prefeitura de Palmeira, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, está instalando alambrados na sede da Escola Municipal de Santa Bárbara, no interior do município.
Preocupada com a segurança dos alunos, a diretora da Escola, Fabiola Chemin Passoni, havia solicitado a instalação dos delimitadores de terreno no mês de abril. 'Esta é a uma demanda antiga da comunidade de Santa Bárbara. Não é de hoje que os pais de alunos e a comunidade em geral vem pedindo esta delimitação do terreno da escola, separado-a do terreno da igreja e do campo que há nos fundos. Recentemente recebemos a visita da secretária (Lidia Mayer de Freitas), que se sensibilizou com a situação e providenciou a instalação. Agora alunos e professores estão mais seguros' - afirmou.
A conclusão da obra está prevista para esta semana. O investimento total foi de R$ 13.438,71.

Fonte: www.palmeira.pr.gov.br

sexta-feira, 10 de maio de 2013

CADASTRO HABITACIONAL: NOVAS ORIENTAÇÕES



                                                                                                                           Orientações para o Cadastramento Socioeconômico para Habitação de Interesse Social – HIS                     (0 à 1.600,00 reais)
Encontra-se aberto o período de Cadastramento para famílias interessadas em Habitação de Interesse Social – HIS, conforme os parâmetros  estabelecidos  na Portaria nº 610 de 26 de dezembro de 2011/Ministério das Cidades/Programa Minha Casa, Minha Vida.
Serão cadastradas as famílias constituídas, que necessite do imóvel para moradia da família, com rendimento mensal bruto (do titular e do cônjuge, quando for o caso) de até R$ 1.600,00 (um mil e seiscentos reais), residentes e domiciliados no município, no mínimo a 6 (seis)  meses, sendo que o titular  deve ser  maior de 18 anos. As famílias com essa faixa de renda devem obrigatoriamente estar inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CADÚNICO.  É vedada a participação de pessoas que já tenham sido beneficiadas, a qualquer época, em programas de habitação governamentais, sejam detentoras de financiamentos imobiliários ou proprietário titular de outros imóveis. 
Os inscritos serão selecionados, conforme diretrizes e critérios dos programas que serão disponibilizados no município, onde os usuários deverão comprovar os dados cadastrais, através de documentos que deverão ser apresentados no ato da seleção, para inserção no programa.      
Será reservado, no mínimo 3 % das unidades habitacionais para atendimento aos idosos e 3% para atendimento a pessoa com deficiência ou cuja família façam parte pessoas com deficiência.                                                                                                                                      
Se a demanda de famílias que atendem aos critérios nacionais e municipais, for maior que o número das ofertas habitacionais, será realizado sorteio.
Atenção! O fornecimento de informações falsas poderá acarretar na exclusão da família dos programas habitacionais desenvolvidos pelo município.    
 A pessoa selecionada para participar do programa habitacional deverá apresentar, quando for chamada pela prefeitura a seguinte documentação:
Renda bruta de 0 à R$ 1.600,00 reais.

Comprovação de renda familiar (formal ou informal);
Documentos pessoais: CPF, Carteira de Identidade, Titulo de eleitor e Carteira de trabalho (do marido e mulher quando for o caso);
Serão prioridades no atendimento: mulheres chefes de famílias;
Famílias que em sua composição possuem idosos e pessoas com deficiência
Verificação do CADÚNICO – Inserção ou atualização de dados junto a Secretaria de Assistência Social
Verificação do CADMUT – Cadastro Nacional de Mutuário (pela Prefeitura)
Prova de estado civil (Certidão de nascimento, certidão de casamento, divorcio ou certidão de casamento com averbação da separação, certidão de óbito do cônjuge );
Cópia do NIS/PIS/PASEP
Titulo de eleitor
Carteira de trabalho
Comprovante de endereço
Certidão de nascimento - Dependentes
Pessoa com deficiência – Laudo médico





Orientações para o Cadastramento Socioeconômico para PROGRAMAS HABITACIONAIS, com renda bruta familiar até R$ 2.740,00.

Encontra-se aberto o período de Cadastramento para famílias interessadas  em  Programas Habitacionais pelo Sistema de Habitação de Interesse Social-HIS,  conforme os parâmetros  estabelecidos  na  Portaria nº 610 de 26 de dezembro de 2011/Ministério das Cidades/Programa Minha Casa, Minha Vida.
Serão cadastradas as famílias constituídas, que necessite do imóvel para moradia da família, com rendimento mensal bruto (do titular e do cônjuge quando for o caso) de até R$ 2.740,00 (dois mil, setecentos e quarenta reais), residentes e domiciliados no município,  no mínimo a 6 (seis)  meses, sendo que o titular  deve ser  maior de 18 anos.  É vedada a participação de pessoas que já tenham sido beneficiadas, a qualquer época, em programas de habitação governamentais, sejam detentoras de financiamentos imobiliários ou proprietário titular de outros imóveis. 
Os inscritos serão selecionados, conforme diretrizes e critérios dos programas que serão disponibilizados no município, onde os usuários deverão comprovar os dados cadastrais, através de documentos que deverão ser apresentados no ato da seleção, para inserção no programa.
Será reservado, no mínimo 3 % das unidades habitacionais para atendimento aos idosos e 3% para atendimento a pessoa com deficiência ou cuja família façam parte pessoas com deficiência.
Se a demanda de famílias que atendem aos critérios nacionais e municipais, for maior que o número das ofertas habitacionais, será realizado sorteio.
Atenção! O fornecimento de informações falsas poderá acarretar na exclusão da família dos programas habitacionais desenvolvidos pelo município. 

A pessoa selecionada para participar do programa habitacional deverá apresentar, quando for chamada pela prefeitura a seguinte documentação:
Acima de R$ 1.600,00 até R$ 2.740,00
Comprovação de renda familiar (formal ou informal);
Documentos pessoais: CPF, Carteira de Identidade, Titulo de eleitor e Carteira de trabalho (do marido e mulher quando for o caso);
Serão prioridades no atendimento: mulheres chefes de famílias;
Famílias que em sua composição possuem idosos e pessoas com deficiência.
Verificação do CADMUT – Cadastro Nacional de Mutuário (pela Prefeitura)
Prova de estado civil (Certidão de nascimento, certidão de casamento, divorcio ou certidão de casamento com averbação da separação, certidão de óbito do cônjuge );
Cópia do NIS/PIS/PASEP
Titulo de eleitor
Carteira de trabalho
Comprovante de endereço
Certidão de nascimento - Dependentes
Pessoa com deficiência – Laudo médico


                                                                                                                               

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Dois novos Centros Municipais de Educação Infantil estão com as obras adiantadas


Colônia Francesa e Centro deverão ter as novas creches entregues até o mês de agosto



Dois novos Centros Municipais de Educação Infantil estão com as obras adiantadas

Menos de um ano após a entrega do CMEI Sebastião Sanson, no Parque dos Papiros, a comunidade Palmeirense deverá receber duas novas creches, uma na Colônia Francesa e outra no centro.
Seguindo o cronograma das construções, as duas obras deverão ser entregues até o final do mês de agosto. As atividades escolares estão previstas para serem iniciadas junto ao ano letivo de 2014.
Juntas, as duas novas creches deverão atender em torno de 400 crianças.
Fonte: www.palmeira.pr.gov.br

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Reunião na Câmara de Vereadores apresenta Plano Diretor municipal à População

Reunião na Câmara de Vereadores apresenta Plano Diretor municipal à População

No último sábado (04), aconteceu nas depedências da Câmara de Palmeira a primeira reunião do ano para a revisão do Plano Diretor municipal.
O evento, organizado pela secretaria de Governo e Planejamento, chefiada pelo secretário e vice-prefeito Marcos Levandoski, reuniu dezenas de pessoas, que assististiram uma palestra da arquiteta e urbanista Ana Paula Kozerski, que explicou o significado e os objetivos de um Plano Diretor, assim como sua importância para o desenvolvimento do município. O prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki, o vice Prefeito Marcos Levandoski, o chefe do Núcleo Regional da SEDU Altamir Sanson e os representantes da Câmara Municipal, vereador Anselmo Heimbecher Osório e o presidente da casa, Fabiano Bishop Cassanta compuseram a mesa de honra do evento, que contou ainda com a presença do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Territorial, Mozarth Cunha.
Durante a audiência pública, foi realizada uma explanação técnica das ações a serem desenvolvidas no processo de elaboração da revisão do Plano Diretor Municipal, além de terem sido apresentadas as Equipes Técnicas do Município de Palmeira, que foram designadas pela administração municipal para atuarem nesta ação e que ficaram, conforme decreto municipal nº 8.344, assim compostas:
Grupo Político Direto
  • Marcos Levandoski - Secretaria Municipal de Governo e Planejamento 
  • José Przybysewski - Secretaria Municipal de Gestão Pública 
  • Marcos Ribas - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural 
  • Jaudeth Ramos Hajar - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Economico e Meio ambiente 
  • Dulcinéia de Freitas - Secretaria Municipal de Saúde 
  • Lidia Mayer de Freitas - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte 
  • Ederson Amauri Seixas - Secretaria Municipal de Assistência Social 
  • Lídio Turmina - Secretaria Municipal de Fazenda 
  • Andréia Gaspar Soltoski - Procuradoria Municipal 
  • Antonio Elves Cocheva - Chefia de Gabiente 

Equipe de Coordenação Técnica
  • Murilo Malucelli Klas - Arquiteto e Urbanista (Coordenador) 
  • Elizete lima Scroeder - Assistente Social 
  • Aldermar Viante - Engenheiro Civil 
  • Mauricio Daros - Engenheiro Civil 
  • Marcos Maurício Kincheski - Engenheiro Ambiental 
  • Railson Vieira da Silva - Procurador 

Equipe Técnica de Apoio
  • Jurema Taufer dos Santos 
  • Fernando Cezar Zarpellon Junior 
  • Edumar Mota José Irineu Canteri 
  • Mireille Maciel 
  • Luciani Rigoni de Pontes 
  • Alessandra Bach 
  • Lucimara K. Candéo 
  • Sonia Maria Ferrari Campos 
  • Claudia Novaki Bocheniki Cherobim 
  • Tania Mara Trindade 
  • Andréia Brunosky 
  • Miriam do Carmo Prestes Cruchelski 
  • Roseli Madalena Fernandes 

Segundo Murilo Malucelli Klas, arquiteto e urbanista da Prefeitura de Palmeira e coordenador geral das equipes do Plano Diretor Municipal, a próxima reunião deverá acontecer no dia 16 de maio, onde será feita a 'leitura técnica' do plano diretor. Posteriormente será feita a 'Leitura comunitária'. A partir dessas duas leituras, a equipe técnica concluída a Análise Temática Integrada, que é o primeiro passo para levantar as reais necessidades do município.

Por: Alessandro Lima da Silva
Departamento de Comunicação 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Comissão Preparatória Municipal em reunião refente a 5ª Conferência Municipal das Cidades


Na manhã de hoje (02), a Comissão Preparatória Municipal esteve em reunião para definir parâmetros para realização da 5ª Conferência Municipal das Cidades, que acontece em Palmeira no dia 18 de maio, sediada no Centro Social Urbano (antigo CRAS), o evento terá início às 08h e fechamento às 18h, com almoço e Cerimonial de abertura.
Com o lema “Quem muda as cidades somos nós. Reforma urbana já” a 5ª conferência Municipal das Cidades irá tratar principalmente de assuntos relacionados ao Desenvolvimento Urbano,  com 4 eixos temáticos, a Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano – FNDU, os Instrumentos e Políticas de Integração Inter setorial e Territorial, e as Políticas de incentivo à Implantação de instrumentos de Promoção da Função Social da Propriedade.
A conferência elegerá 10 Delegados em diversos âmbitos para disputar vaga em debate na próxima Conferencia Estadual dos Municípios, destes delegados, 3 representam o poder executivo, 1  representam poder legislativo e 6 representam a sociedade civil organizada que se constitui em, movimentos  sociais, trabalhadores, empresas, identidades de classe e pesquisa e ONGs.

FONTE: Prefeitura Municipal de Palmeira