Palmeira recebeu na quinta-feira (17), pela primeira vez, a Conferência de Políticas para Mulheres. O evento aconteceu no Clube Palmeirense foi marcado pela presença de diversas mulheres representando a educação, assistência social e comunidade rural.
O prefeito Edir Havrechaki também esteve presente no evento representando o poder executivo, de acordo com ele é importante discutir as políticas para mulheres em Palmeira. “Hoje com o avanço da tecnologia o que mais vale é a inteligência das pessoas, sejam elas do gênero masculino ou feminino. E é possível perceber através de estudos e até mesmo em nosso dia-a-dia como as mulheres são importantes e até mesmo mais qualificadas para trabalhos que hoje são ocupados na maioria por homens”, comentou o prefeito.
As temáticas da conferência seguiram parâmetros nacionais e estaduais em quatro eixos: “Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios”; “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios”; “Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações”; e “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”.
Ao final do evento quatro mulheres foram selecionadas através de votação simples para representar o município edição estadual da conferência que acontece em dezembro, em Curitiba. Na categorial governamental Valdice Batista e Vanda Ponijaleski foram as escolhidas, e na não governamental Eliane Aparecida Mendes e Kelly Rogaslky vão representar Palmeira.
De acordo com a organizadora, Carla Marcondes Albuquerque, A conferência foi um sucesso dentre as participantes e um dia de muito trabalho e reflexão. “Estamos muito contentes com a participação das mulheres, tanto da cidade quanto da zona rural. A nossa conferência tem esta preocupação de trabalhar todas as questões sociais que envolvem as mulheres. A partir desta conferência damos abertura para outros eventos, que vamos realizar buscando trabalhar o fortalecimento da mulher e sua autoestima”, comentou.
Além da conferência apreciaram apresentações culturais, sorteio de uma maquiagem e atividades físicas. Ao final, a historiadora Vera Lucia de Oliveira Mayer apresentou uma palestra sobre o “Papel da Mulher Palmeirense na Política”.
Microempreendedoras
Aproveitando o espaço e a temática oferecida pela Conferência de Políticas para Mulheres de Palmeira diversas microempresárias do município instalaram mesas de exposição e comercialização no Clube Palmeirense. A maior parte das mulheres fomentaram suas empresas através da Sala do Empreendedor que fornece assistência técnica para micro e pequenos empresários da cidade. “Entendemos que é importante valorizar o papel da mulher no mercado de trabalho e nada melhor que a conferência da mulher pra que elas possam demonstrar suas realizações”, finalizou a organizadora.
Fonte: Decom/Prefeitura de Palmeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário