Propostas cadastradas junto ao governo federal devem abranger as unidades de Faxinal dos Quartins, Pinheiral de Baixo, Queimadas, Guarauninha e Boqueirão.

A Prefeitura de Palmeira, através da Secretaria de Governo e Planejamento, deu inicio aos trabalhos para o cadastramento de proposta junto ao governo federal para a reforma e ampliação de 05 unidades básicas de saúde. Segundo o secretário e vice-prefeito Marcos Levandoski, num primeiro momento deverão ser beneficiadas as unidades de Faxinal dos Quartins, Pinheiral de Baixo, Queimadas, Guarauninha e Boqueirão.
“A reforma e ampliação se dará nessas comunidades porque temos o entendimento de que estes são pontos-chave para que possamos prestar melhores serviços para a população. Atualmente, cada unidade tem, em média, apenas 60m², com a reforma e amplicação, esta metragem passará para 153m³, tornando as unidades aptas a trabalharem com o “Saúde da Família” e outros programas. Outro fator importante é que os imóveis passarão a ter todas as adequações de acessibilidade, garantindo assim maior facilidade e igualdade para o recebimento do atendimento” – informou.
Segundo Josimar Victor do Nascimento, Coordenador de Planejamento da prefeitura, além dessa proposta cadastrada, o município também possui o cadastro da solicitação de construção de 10 novas unidades de saúde.
“A ideia é que o município seja beneficiado com as novas unidades, mas caso não tenhamos êxito para a construção de todas as 10, as demais passarão pelo trabalho de reforma e ampliação. Assim, todas as unidades deverão ser beneficiadas por um programa ou outro” – afirmou Josimar, que informou ainda que a secretaria está trabalhando em outras frentes:
'Paralelamente a isso estamos implementando ações para aquisição de equipamentos médicos, administrativos e de informática para as unidades de saúde, tanto da cidade quanto do interior, além da implantação de programas de educação para a saúde, como o programa “Saúde na Escola” que nos próximos meses atenderá mais de 4.000 estudantes matriculados em creches, escolas públicas municipais e estaduais com avaliação antropométrica e de acuidade visual, com o objetivo de identificar precocemente possíveis doenças e seus agravos ligados à obesidade e a saúde dos olhos, além de várias palestras educativas nas escolas selecionadas para esta primeira edição do programa no município de Palmeira.' - completou.
Sobre o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde (UBS)
O Programa de Requalificação de UBS tem como objetivo criar incentivo financeiro para as Unidades Básicas de Saúde implantadas em todo território nacional, como forma de prover infraestrutura adequada às Equipes de Atenção Básica para desempenho de suas ações.
Pelo Programa são financiadas reformas e ampliações de Unidades Básicas de Saúde implantadasem imóvel próprio do Município ou a ele cedido por outro ente federativo. No componente reforma apenas são financiadas UBS com metragem de área construída superior a 153,24 m².
Para a realização do cadastro da proposta, o município inicialmente deverá acessar o sistema e responder o questionário de diagnóstico das Unidades Básicas de Saúde caso ainda não o tenha feito.
O Ministério da Saúde através do Programa de Requalificação das UBS visa contribuir para estruturação e o fortalecimento da Atenção Básica e para a continuidade da mudança do modelo de atenção à saúde no País, propondo que a melhoria da estrutura física da UBS seja facilitadora para a mudança das práticas das Equipes de Saúde.
Fonte: www.palmeira.pr.gov.br
Fonte: www.palmeira.pr.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário