quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Obras do PAC 2 são finalizadas no Loteamento Municipal e Núcleo Palmeirinha

Os moradores do Loteamento Municipal e do Núcleo Palmeirinha, bairros localizados na Vila Rosa, estão comemorando a conclusão das obras de melhoria financiadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2 do Governo Federal. A primeira etapa do projeto, concluída em junho 2012, previa a pavimentação das ruas dos bairros, entre elas, as que dão acesso ao Posto de Saúde da Vila Rosa e a Agência do INSS, equipamentos públicos localizados no bairro.  O projeto também contemplava em sua primeira etapa a colocação de meio-fio, calçamento e a estruturação das galerias pluviais.
Segundo Marcos Levandoski, Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Planejamento, ainda esta semana as obras do PAC estarão concluídas em definitivo. Em ritmo de conclusão, a Prefeitura está plantando mais de 800m² de grama, colocando piso tático nas rampas de acesso das calçadas, instalando placas de identificação nas ruas e a pintando as faixas de pedestre. “Até sexta-feira tudo estará concluído – afirmou o secretário – inclusive o plantio de diversas arvores pelo bairro, que também estava previsto no projeto de paisagismo,” concluiu.
O valor total da obra ficou orçado em R$1.116.106,03 somente para os bairros do Núcleo Palmeirinha e o Loteamento Municipal, porem, os recurso do PAC 2 fazem parte de um convenio de 8 milhões de reais que estão sendo investidos na melhoria do Bairro do Papiros, bem como a pavimentação da avenida Daniel Mansani, obras que estão em andamento.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Campanha para descarte de lixo eletrônico terá três pontos de coleta

No próximo dia (01) a Secretaria Municipal de Meio ambiente irá instalar três pontos para coleta de material eletrônico. Serão montadas três barracas para que as pessoas possam depositar aparelhos de televisão, microondas, celulares, computadores e demais eletrodomésticos e eletroeletrônicos que já não funcionam mais. Na última campanha, realizada em abril deste ano, a Secretaria de Meio Ambiente coletou cerca de duas toneladas de lixo eletrônico, e a perspectiva para esta nova campanha é de que a mesma quantidade seja coletada para ter destinação apropriada.
Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Luiz Alfredo Slusarz, é comum as pessoas fazerem a troca dos seus equipamentos eletrônicos e sentirem a dificuldade na hora de dar a destinação adequada ao material, para tanto, quem possui algum material eletrônico em casa e ainda não sabe qual o destino correto deve dar a ele, poderá procurar um dos pontos de coleta no próximo dia primeiro.
Uma dos pontos ficará localizada no pátio da Igreja Católica da Vila Rosa, outro na Praça Marechal Floriano Peixoto e um ainda na Praça Domingos Theodorico de Feitas, a Praça do Cemitério. “O dia da coleta foi planejada para anteceder a data de finados – explica o secretário – esperamos que aqueles que vão visitar o cemitério aproveitem e levem seu lixo eletrônico no ponto de coleta,” comentou.
Todo o material coletado será repassado para a Associação de Catadores Nossa Senhora do Rocio, que fará o transporte dos eletrônicos até uma empresa de Ponta Grossa, a qual dará destinação adequada. O valor arrecadado com a venda dos eletrônicos será rateado entre as associadas.