sexta-feira, 20 de junho de 2014

Prefeitura anuncia novos investimentos na Colônia Witmarsum

Na manhã de hoje (18), o prefeito Edir Havrechaki, acompanhado pelo vice-prefeito Marcos Levandoski; pelo secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Jaudeth Ramos Hajar; pela secretária de saúde, Dulce de Freitas; pelo coordenador de atenção integral à saúde, Luiz Eduardo Wonsttret e; pela procuradora geral do município, Andreia Gaspar Soltoski, participou de uma reunião com lideranças da Colônia WItmarsum. O motivo principal do encontro foi o anúncio de novos investimentos na colônia e também colocar as lideranças a par de outras questões que haviam sido tratadas anteriormente.

CIAT – Centro de Informação e Apoio ao Turista

Durante o seu pronunciamento, o prefeito Edir Havrechaki informou que a obra básica e a de acabamento do novo CIAT – Centro de Informação e Apoio ao Turista – já estão concluídos, e que no aspecto estrutura, resta apenas a conclusão das obras de paisagismo e infraestrutura.
O próximo passo, segundo o prefeito, é a abertura de uma concorrência pública para que seja definido quem administrará o CIAT, tendo em vista que o município não poderá administrar através do CODETUR (Conselho de Desenvolvimento do Turismo), pois isto anularia a possibilidade de comercialização de produtos.

Devido a estas questões ainda precisarem ser resolvidas, a expectativa é que a obra seja inaugurada no mês de agosto.

Mais saúde

Outro importante anúncio feito durante a reunião foi o da instalação de um Equipe de Saúde da Família, que atenderá, além de Witmarsum, as localidades de Cercado e Quero-Quero, mantendo a sua base e estrutura na colônia.
O imóvel onde a unidade de atendimento funcionará é anexo ao lar de idosos, e precisará de adaptações para receber a nova equipe. Esta obra de adaptação será custeada pela prefeitura, assim como a compra dos equipamentos necessários para os profissionais desenvolverem as suas atividades.

A equipe será composta por 1 médico clínico-geral, 1 enfermeiro, 1 auxiliar de enfermagem, 1 agente comunitário, 1 dentista e 1 auxiliar odontológico.
O prazo para que a nova unidade esteja operacional também é agosto.

Estrutura Esportiva

Em sua fala, o vice-prefeito Marcos Levandoski, que também é secretário de planejamento do município, comunicou que serão investidos R$ 245.000,00 para melhorar a estrutura esportiva da comunidade.
Com o recurso, proveniente de uma emenda parlamentar do deputado federal André Zacharow, será instalado um alambrado no campo de futebol do centro da Colônia e serão construídos 1 Parquinho infantil, 1 academia ao ar livre e 1 pista de caminhada no entorno do lago.
O recurso para estas obras já está empenhado, e o próximo passo é a aprovação do projeto junto à Caixa Econômica Federal.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Obras do viaduto entre a Colônia Francesa e o Centro iniciam neste mês

Na manhã de hoje a Prefeitura de Palmeira assinou contrato com a empresa Via Arte Construtora de Obras, que irá executar as obras do viaduto sobre a BR 277, ligando a Avenida das Palmeiras, na Colônia Francesa com a Rua Conceição no centro da cidade. Segundo o vice-prefeito Marcos Levandoski, a mobilização e a instalação da equipe que realizará a obra, assim como a construção das instalações para guardar os equipamentos será concluída dentro de quinze dias, após a instalação da equipe de trabalho as obras serão iniciadas.
O viaduto é uma parceria entre a Prefeitura de Palmeira e a concessionária Caminhos do Paraná onde será investido pelo poder público R$852.284,56, valor do contrato assinado com a empresa responsável pela execução da obra. Caberá a concessionária complementar o valor do investimento em aproximadamente 1 milhão de reais, realizando as obras de infraestrutura, rotatórias,  aterro e asfaltamento por uma via de acesso secundária, desde o viaduto que será construído até a trincheira do Rocio II. “Queremos trazer segurança para todos os palmeirenses que precisam diariamente atravessar a BR – explica o vice-prefeito – a obra trará mobilidade, desenvolvimento e salvará vidas,” comenta Marcos.

Segundo André Mertzger, engenheiro da Caminhos do Paraná que visitou o local da construção junto com o Vice-Prefeito, a intenção é que até o primeiro semestre de 2015 as obras estejam concluídas.
O viaduto vai atender uma antiga reivindicação dos moradores da região que cruzam a BR diariamente, o que apresenta risco de acidentes no intenso tráfego de carros e caminhões. Segundo a Caminhos do Paraná, a média de veículos que circulam pela rodovia é 1.400 por dia, de acordo com a concessionária, no trecho urbano da BR- 277 aconteceram inúmeros acidentes com aproximadamente 14 feridos e 09 vitimais fatais.