quinta-feira, 31 de julho de 2014

Audiência pública para apresentação da LOA acontece no dia 21 de agosto

No dia 15 de abril, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2015, foi encaminhado para apreciação da Câmara Municipal, retornando no dia 30 de junho ao Poder Executivo com parecer pela aprovação.  A LDO é o instrumento usado pelo governo para estabelecer as principais diretrizes e metas da administração pública, principalmente, como base para a elaboração do orçamento. Segundo Andréia Brunosky contadora do Departamento Contábil e Financeiro, a LDO faz parte do sistema de finanças públicas, que abrange a criação de três leis, e é o elo entre o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPA) – criado para prever a arrecadação e os gastos do Executivo durante quatro anos  – e a Lei Orçamentária Anual (LOA) – que detalha quanto e como serão gastos os recursos no período de um ano. “É importante lembrar que todo o processo para a LDO cumpriu os prazos, assim como todos os preceitos legais,” explicou a contadora.
Da mesma forma que os prazos legais da LDO foram cumpridos, foi elaborado o ‘calendário de atividades da LOA 2015’. Esta programação prevê atividades internas que se iniciaram no dia 01 de julho e que serão encerradas no dia 26 de agosto de 2014, sendo estendida com o acompanhamento da votação pelo legislativo até seu retorno, no prazo máximo de 15 de dezembro do corrente ano.
A elaboração da LOA é sempre de responsabilidade do chefe do poder Executivo, que deverá ser elaborada de forma compatível com o Plano Plurianual (PPA) e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).  Após sua elaboração, a LOA deve ser apresentada e discutida com a comunidade através de audiência pública, antes de ser enviada a Câmara Municipal para avaliação e aprovação. Em Palmeira, a audiência pública para apresentar a LOA à comunidade acontecerá neste mês de agosto no próximo dia 21, na Câmara Municipal de Palmeira a partir das 14h, toda a comunidade está convidada para participar. Participar de uma audiência pública é o exercício pleno da democracia e o verdadeiro acesso à cidadania.

sábado, 19 de julho de 2014

Iniciaram as obras de mobilidade urbana entre o Bairro da Vila Rosa e o Centro

Para poderem ter acesso ao centro da cidade, os moradores dos conjuntos habitacionais do Bairro da Vila Rosa precisam cruzar diariamente a PR 151 em travessia com a Avenida Nascim Bacila, trecho bastante conturbado pelo fluxo de veículos que circulam na rodovia, o que torna a travessia perigosa, oferecendo risco aos pedestres e carros que por ali circulam.  Para resolver este problema a Prefeitura de Palmeira irá investir R$1.067.256,20 em uma das maiores obras de mobilidade urbana que a cidade já viu. As obras que farão a nova ligação do Bairro da Vila Rosa ao Centro já iniciaram e a intenção da Prefeitura de Palmeira é de trazer mais segurança aos moradores que utilizam a travessia diariamente.
No Bairro da Vila Rosa, a partir da Rua Emilio Mehl está sendo construido um prolongamento da Rua Manoel Ribas, passando em frente a subestações da Copel e do chalé da família Trombini, em direção ao Rio Monjolo, seguindo por baixo do viaduto da PR 151 e fazendo uma marginal confrontante com a PR. Da PR 151 partirá uma ligação com a Rua Jesuíno Marcondes, sendo esse trecho contemplado com duas rótulas, uma próxima a PR que pegará um trecho do atual pátio da Viação Expresso Rodex, terreno que foi permutado com a prefeitura por outro na área industrial, recentemente aprovado pela Câmara Municipal e outra rotula ficará no final da Rua Jesuíno Marcondes, as quais irão organizar e dar segurança ao trânsito.
Segundo e engenheiro civil e coordenador de projetos e idealizador da nova teia de mobilidade urbana, Aldemar Viantes, o grande problema da travessia era a contaminação do
11111111111111
trânsito urbano com a os carros que circulam na rodovia “Esta será uma das maiores obras de infraestrutura que Palmeira já viu nos últimos 50 anos, mesclada a trincheira do Rocio I ao Rocio II, o Viaduto da Colônia Francesa ao centro da cidade e as marginais que vão auxiliar no fluxo dos veículos, a gama de construções irá garantir a mobilidade dentro da cidade por pelo menos 10 anos,” explica ele.

O Vice-Prefeito e Secretário de Planejamento, Marcos Levandoski, junto com o Prefeito Municipal, Edir Havrechack, visitaram recentemente as obras do novo acesso a Vila Rosa, segundo eles, essa será um novo marco no traçado urbano de Palmeira, trazendo mobilidade e desenvolvimento econômico, além de possibilitar o desbravamento de novas áreas para loteamentos e projetos de habitação. “Nossa intenção é que o bairro cresça e se desenvolva, para que os moradores possam ir e vir do bairro ao centro com segurança,” enfatizaram Prefeito e Vice.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Começam obras do novo posto central e terraplanagem das UBS do Rocio I e Papiros

As obras no novo posto de saúde central já estão em andamento. A nova unidade está sendo construída na esquina da rua Cel. Pedro Scherer com a Judite Sotta Malucelli, no Núcleo João Paulo II, e irá atender a demanda central de pacientes do município. Com mais espaço e com maior capacidade de atendimento, o novo prédio terá mais de 580m², alem de ter estrutura sustentável, com cisterna para reaproveitamento de água da chuva, como explica Marcos Levandoski, Vice-Prefeito e Secretário de Planejamento. “Estamos planejando o crescimento sustentável, Palmeira deve aproveitar de maneira adequada os recursos existentes, preservando nosso planeta”, explica o Vice-Prefeito.
O prazo para que a obra esteja concluída é de um ano, nesta fase inicial, a empresa ganhadora da licitação está estruturando o alicerce da obra, que ficará ao lado da nova creche, que já está em fase de conclusão.
Mariana Teixeira, responsável interina da associação de moradores do Núcleo João Paulo II,  espera que a transferência da unidade central de saúde para o bairro, que é bem próximo ao centro da cidade, assim como a conclusão das obras da creche, associados aos empreendimentos imobiliários que estão acontecendo no bairro, tragam não só o crescimento, mas também a valorização dos imóveis dos moradores da área, assim como uma melhora na infraestrutura do local, que deverá acompanhar a tendência do crescimento da cidade. “A proximidade dos serviços de saúde e creche no bairro vai beneficiar a todos, antes tínhamos que nos deslocar ao centro da cidade, agora teremos os serviços aqui,” finalizou
Além do posto central, outras seis localidades também devem ser beneficiadas com novas unidades. No bairro Rocio I e o Núcleo
Terraplanagem no Bairro Rocio I
Terraplanagem no Bairro Rocio I
Terraplanagem para UBS do Bairro do Papiros
Terraplanagem para UBS do Bairro do Papiros






Parque dos Papiros, a terraplanagem para o inicio das obras também já foram concluídas, e a construção das obras das Unidades Básicas de Saúde – UBS – também seja dentre de um ano, bem como as localidades de Faxinal dos Quartins, Rocio II, Queimadas e Guarauninha, o que deve garantir uma descentralização dos atendimentos no centro da cidade.
“Ampliaremos o atendimento das equipes do PSF (Programa de Saúde da Família) e equipes do Programa de Saúde Bucal, como uma forma de melhorar e descentralizar o atendimento, garantindo assim melhores serviços para toda a nossa população.” – afirmou Levandoski.
Segundo informação repassada pelo prefeito Edir Havrechaki, as novas unidades deverão estar operantes no ano de 2015. “Esta é mais uma importante conquista para o povo de Palmeira. Com as novas unidades, aliadas a uma série de outras medidas que estão sendo tomadas pelo executivo, esperamos melhorar – e muito – os serviços de saúde prestados à população. Esperamos que até 2015 já possamos contar com as novas UBS” – completou o prefeito.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Após mais de 40 anos da fundação do bairro, moradores do Elias Farajala Bacila comemoram início de obras

O bairro Elias Farajala Bacila, um dos mais tradicionais do município, fundado na década de 1960, está em obras.
Os moradores estão desde a semana passada convivendo com máquinas, manilhas e com a movimentação dos funcionários da empresa contrata pela Prefeitura para realizar as obras de drenagem, pavimentação, construção de meio-fios e calçadas. Ao todo, serão investidos no bairro R$ 572.078,68 (quinhentos e setenta e dois mil, setenta e oito reais e sessenta e oito centavos).
morador-farajalaAlém do benefício da infraestrutura em si, as obras trarão um aumento significativo na qualidade de vida dos moradores, que há décadas sofrem com o pó e o barro. “A gente de certa idade sofre muito com a rua assim, não dá para lavar roupa em dias muito secos nem mesmo sair de casa em dia chuvoso, mas o asfalto vai resolver tudo, estou ansioso” – disse Onélio do Vale, morador do bairro há 24 anos.
farajala-comercianteAssim como os residentes, os comerciantes que possuem estabelecimento no Farajala Bacila também estão animados com a novidade. Mário Luiz Novaki, que há 5 anos possui comércio no bairro é um deles. “Atualmente sofremos muito com a poeira. É impossível deixar a mercadoria limpa, os clientes já entendem que não é falta de higiene. Acredito que com a pavimentação até o movimento aumente. ” – comemorou o microempresário.
Nesta primeira fase da obra, a empresa terceirizada está trabalhando na construção de galerias de captação de água pluvial. Em seguida, será feito o nivelamento das ruas, a construção da base e dos meio-fios e, no término, o asfalto e as calçadas. Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento, a previsão é que a obra esteja concluída até dezembro.
Já a Rua José Caetano de Oliveira, que tem um tráfego intenso de caminhões pesados por ser a principal via de acesso a diversas indústrias instaladas na região, necessitará de uma atenção especial.  Nela será feita, após a pavimentação das ruas que receberão asfalto, uma pavimentação com pedras poliédricas.

Novo sistema de monitoramento por câmeras está sendo instalado

O monitoramento eletrônico na Rua Conceição está sendo ampliado, novas câmeras serão instaladas a partir de hoje (08) em todo o perímetro da rua que abriga o maior número de comerciantes da Cidade. Segundo Jovane Ferreira, diretor do departamento de segurança e trânsito, 10 novas câmeras serão instaladas em todo o perímetro da Rua Conceição, além de mais 3 câmeras speed dome, que são equipamentos de longo alcance e com possibilidade de movimento e monitoramento em tempo real pela Polícia Militar de Palmeira.
Outros dois pontos da cidade que também vão receber novos equipamentos são a Praça Domingos Theodorico de Freitas – Praça
do Cemitério – onde já existe monitoramento através da câmera com sensor de movimento, porem, com alguns pontos cegos, que agora não ficarão mais descobertos, facilitando o trabalho da polícia na identificação de vândalos, furtos ou ocorrências que venham acontecer no local. Outro ponto que também recebe monitoramento é a Praça Marechal Floriano Peixoto – Praça da Matriz – com quatro novas câmeras instaladas, cobrindo todo perímetro do local.
Ainda segundo o diretor do departamento de segurança e trânsito, Jovane Ferreira, quatro das câmeras que serão substituídas na Rua Conceição, serão instaladas no 1º BPM, 2ª Cia – 2ª Pelotão de Palmeira, onde também ficará a central de comando e monitoramento dos novos equipamentos instalados, e as demais câmeras serão redirecionadas para outros pontos da cidade que ainda estão sendo estudados. Jovane atenta ainda, que na próxima quinta-feira (10), durante a montagem dos novos equipamentos, o trânsito a Rua Conceição será interrompido temporariamente.

Agentes comunitários de Saúde de Palmeira receberão novo salário e pagamento retroativo no dia 31 de julho

Os 54 agentes comunitários de saúde e combate a endemias que fazem parte do quadro de profissionais da Prefeitura de Palmeira receberão, a partir do dia 31 de julho, o novo salário estipulado pelo Governo federal à categoria. O novo piso, no valor de R$ 1.014,00, foi sancionado pela presidenta Dilma Rousseff no dia 18 de junho.
A nova lei também estabelece a jornada de 40 horas semanais aos agentes e veda a contratação temporária ou terceirizada de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, salvo em casos de surtos epidêmicos.
Além do novo salário, no caso de Palmeira, os agentes também receberão o pagamento retroativo, referente ao período de 18 a 30 de junho, conforme informou na manhã de hoje (08) o prefeito Edir Havrechaki. Somado aos 20% adicionais pela insalubridade, o contracheque a ser emitido no último dia útil de julho, chegará ao valor bruto de R$ R$ 1367,60.